Como?
Como é realizada a Artroscopia do Quadril?
A Artroscopia é realizada em uma sala cirúrgica ou ambulatório. Antes do procedimento, é necessário anestesiar o paciente, com anestesia geral, local ou raquidiana, e esterilizar a pele que circunda o quadril. Uma solução estéril é injetada na articulação a fim de expandi-la, dando espaço para a inserção do artroscópio – que é feita após uma pequena incisão.
Se a área a ser observada for extensa, o médico fará diversas incisões para poder mover o artroscópio entre elas. As imagens são transmitidas para uma pequena TV. Para determinar a extensão do problema, um instrumento cirúrgico será utilizado para tocar as partes da articulação e determinar se há ou não indicação de cirurgia.
Caso seja indicada, a cirurgia é feita com o auxílio do artroscópio e uma variedade de instrumentos cirúrgicos para correção das lesões, suturas, raspagens, microperfurações, entre outros procedimentos.
Após esta etapa do processo cirúrgico, as pequenas incisões são fechadas e vedadas com gaze e o paciente segue para uma sala de recuperação, onde recebe medicamentos para diminuir a dor. Neste momento, são aplicados, nos locais das incisões, sacos de gelo para reduzir o inchaço. Também são passadas instruções de como cuidar das incisões.
Posteriormente, cada paciente terá uma indicação particular de fisioterapia e exercícios para sua recuperação. O período pós-operatório costuma ser pouco doloroso, mas alguns tipos de atividades físicas devem ser evitados, dependendo da gravidade da lesão.