O que é?
Artroscopia do QuadriL
A Artroscopia do Quadril é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva em que o médico, por meio de incisões cutâneas de cerca de um centímetro, utiliza microcâmeras e instrumentos especiais de pouco calibre para acessar o interior das articulações e conseguir visualizar, diagnosticar e tratar problemas no quadril. Trata-se de um procedimento versátil, que proporciona uma visão mais precisa de ossos, cartilagens, ligamentos, músculos e tendões.
Para a realização desse procedimento, utiliza-se o artroscópio, um instrumento ótico acoplado a uma câmera, cujo diâmetro varia de 0.25 a 0.64cm e que transmite imagens de alta definição a uma TV. O artroscópio preferencial para a artroscopia do quadril é o de 70 graus e 4,5mm de diâmetro, pois permite uma excelente visão lateral e frontal da cavidade articular. Através dele, os cirurgiões ortopédicos podem ter o alcance direto à articulação, tornando possível a realização de pequenos procedimentos cirúrgicos que permitem uma recuperação mais ágil do paciente, além de diagnósticos mais precisos.
A artroscopia também possibilita a documentação do procedimento por meio de fotografias ou filmagens. A ideia de visualizar diretamente a articulação faz da artroscopia do quadril uma valiosa técnica que preenche uma grande lacuna no esclarecimento diagnóstico das lesões dessa articulação, torna possível um melhor planejamento cirúrgico e ainda o tratamento de inúmeras patologias intra-articulares sem a necessidade de luxar a cabeça femoral ou seccionar músculos e tendões. Na especialidade ortopédica, as indicações de artroscopia têm evoluído de maneira crescente, assim como seus resultados. Em mãos cautelosas, a artroscopia do quadril apresenta as mais variadas vantagens, além de não expor o paciente a um grande procedimento cirúrgico, diminuindo os riscos.