Como?
Como é feita a Artroscopia do Joelho?
A Artroscopia, em casos de cirurgia, é feita por meio de duas pequenas incisões nas laterais do joelho. Por uma delas, é inserido o artroscópio (4.5 mm para adultos e 2.7 mm para crianças) que transmite as imagens para uma TV e permite que o cirurgião ortopédico visualize com clareza o interior da articulação. Na segunda incisão, é colocado um instrumento para operação, que pode ser manual ou motorizado, desenvolvido especialmente para esta tarefa. Eventualmente, também pode ser feito o uso de laser.
O procedimento é realizado em sala de cirurgia ou ambulatório. Antes da realização, o paciente é anestesiado, com anestesia raqui ou peridural, e o local é esterelizado. Durante a cirurgia, uma solução estéril é colocada dentro da articulação, possibilitando a expansão da região e um alcance máximo da ótica do artroscópio.
Após o procedimento, a solução é removida, e um anestésico é aplicado para aliviar a dor no período pós-operatório. Depois, é preparado um curativo, interno e superficial, nas incisões cutâneas – o superficial deve permanecer no local por 3 dias, e o interno deve ser removido apenas no retorno ao médico.
Pós-operatório e retorno à vida cotidiana
Em geral, o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia ou, no máximo, 24 horas após o procedimento. É normal que ele sinta um certo desconforto na região tratada, entretanto, a maioria dos pacientes é capaz de esticar as pernas e levanta-las assim que se recuperam da anestesia. A força e flexibilidade tendem a retornar de 8 a 12 horas após a cirurgia.
As complicações, nesse tipo de cirurgia, são raras, mas ocasionalmente podem ocorrer sangramentos no interior do joelho ou no lado da incisão. Para evitá-los, são recomendadas compressas de gelo no local. É possível que o paciente também perca a sensibilidade da pele ao redor do joelho, que tende a retornar após algumas semanas, ou sinta um desconforto discreto.
Cada paciente, de acordo com a gravidade da lesão, terá uma indicação particular de fisioterapia e exercícios para recuperação pós-operatória, mas deverá realizar os exercícios até sua recuperação total.
O retorno ao emprego dependerá da atividade exercida: se o trabalho é naturalmente sedentário, o paciente poderá voltar em 72 horas – desde que a semana seja calma e sem grandes deslocamentos ou aborrecimentos. Caso o paciente trabalhe com algo que requer esforço físico, o médico certamente aconselhará um tempo maior para o retorno.