Pré-Operatório
Antes de optar por uma artroplastia de joelho, o médico leva em consideração alguns fatores, como a proporção das dores, o estado geral de saúde do paciente, os riscos de complicações, entre outros. É essencial que exames laboratoriais e de imagem sejam feitos para verificar as condições de saúde do paciente antes de submetê-lo à cirurgia.
Se o paciente estiver com o joelho e quadril afetados, o médico decide qual das articulações deverá ser operada primeiro. Pode ser, também, que ambos os joelhos necessitem de cirurgia – se isso acontecer, é possível que eles sejam operados simultaneamente. Porém, é comum que um esteja mais afetado do que o outro. Dessa forma, a melhor opção é operar uma articulação de cada vez, priorizando o joelho mais necessitado, o que garante uma recuperação mais tranquila.
Uma vez que foi decidido efetuar a artroplastia, algumas medidas deverão ser tomadas. Muitos pacientes necessitam de fisioterapia para se preparar para a cirurgia. Caso esteja acima do peso, é aconselhável que o paciente perca alguns quilos antes da cirurgia, o que diminui significativamente os riscos.