O que é?
Quando o quadril natural é substituído por um quadril protético, dá-se o nome de artroplastia de quadril ou, simplesmente, prótese de quadril. Considerada uma das mais bem sucedidas e evoluídas cirurgias da medicina moderna, a artroplastia do quadril é feita quando a articulação do quadril sofre um processo degenerativo, causando dores e limitando os movimentos do paciente.
A indicação mais comum para esse procedimento é a osteoartrose, também chamada apenas de artrose, doença degenerativa da articulação que desgasta a cartilagem do quadril. A cirurgia é indicada para aliviar as dores causadas pela patologia e para restaurar os movimentos, melhorando significativamente a qualidade de vida. As próteses de quadril também podem ser utilizadas para tratar fraturas do colo femoral.
A prótese é implantada com danos mínimos aos músculos do paciente e deve ser colocada no ângulo correto, para não causar problemas futuros. O Brasil tornou-se referência na checagem do ângulo correto do implante. A peça precisa estar 40° em relação ao solo – para isso, foi desenvolvida uma maneira de acertar sua posição durante o intraoperatório, com o uso do intensificador de imagens, um aparelho de raio-x. que permite que o procedimento seja refeito até que fique perfeito.