Artrose
O que é?
A artrose no quadril, também conhecida como coxartrose ou osteoartrose, é uma doença degenerativa que desgasta a cartilagem do quadril. Como o quadril é uma articulação que sustenta o corpo e está sempre em movimento, a artrose acaba sendo uma doença muito comum nessa região. A coxartrose acomete mais frequentemente a população idosa, mas também atinge os jovens – principalmente os atletas.
A doença pode ser causada por sequelas de traumas de alta energia, pela perda da circulação da cabeça do fêmur, sequelas de infecções e predisposição genética, entre outras.
Sintomas
Os sintomas mais comuns da artrose do quadril são:
- Dor no quadril – que pode piorar ao se movimentar, ficar sentado por um longo período de tempo ou deitar sobre a parte afetada da articulação;
- Sensação de formigamento ou dormência nas pernas;
- Dificuldade para movimentar a perna, principalmente ao acordar;
- Andar mancando;
- Dores do quadril até o joelho, na parte interna da perna;
- Sensação de areia ao mover a articulação;
- Dor em queimação na batata da perna;
- Dificuldade em fazer pequenas tarefas diárias que envolvem o movimento do quadril, como cortar as unhas dos pés, calçar meias, levantar da cadeira e amarrar o sapato, entre outras.
Tratamentos
O tratamento para coxartrose é individualizado e varia de acordo com o grau da doença e as necessidades de cada paciente. Incialmente, procura-se fazer o tratamento com base em fisioterapia e medicamentos anti-inflamatórios e/ou analgésicos, além de mudanças de hábitos que podem ser cruciais para o alívio das dores – como redução de peso, diminuição da frequência ou intensidade da atividade física e uso de bengala.
Se os tratamentos não forem o suficiente e a dor for muito intensa e persistente, o paciente é submetido à cirurgia de artroplasia do quadril. A cirurgia consiste na retirada da cartilagem danificada parcial ou completamente e, em alguns casos, substituição do quadril natural por uma prótese.