Síndrome do Impacto Femoro-acetubular
O que é?
O Impacto Femoro-acetabular é uma condição precursora da artrose. O termo refere-se a uma alteração do formato e do funcionamento do quadril, em que o impacto entre fêmur e acetábulo causa dores intensas. Em condições normais, a cabeça femoral do quadril não causa atritos com a borda do acetábulo durante atividades diárias, mas essa patologia pode levar a um encaixe imperfeito dos ossos.
O impacto acontece mais comumente em corredores e praticantes de esportes que envolvem flexão e rotação dos quadris, como no tênis, futebol e artes marciais. Mas a doença não é exclusiva de atletas.
Existem três tipos: Cam, na qual a cabeça femoral não é esférica e não consegue movimentar-se suavemente na cavidade acetabular; Pincer, que ocorre devido ao excesso de osso na borda acetabular e Misto, em que há a presença tanto do Cam como do Pincer.
Sintomas
Os principais sintomas da Síndrome do Impacto Femoro-acetabular são:
- Fisgadas ou travamentos no quadril;
- Travamentos ao se levantar da cama, calçar sapatos, entrar no carro e realizar outras tarefas do dia a dia;
- Desconforto após ficar muito tempo sentado ou depois de longas caminhadas;
- Dores na virilha;
- Dificuldades em cruzar as pernas.
Tratamentos
Inicialmente, o tratamento indicado é composto por medicações e fisioterapia para alívio da dor. Nos casos em que não há evolução com o tratamento convencional, é indicado que seja realizada uma cirurgia de artroscopia do quadril, que pode reparar ou limpar danos da cartilagem articular e do labrum.