Displasia do Desenvolvimento do Quadril
O que é?
A Displasia do Desenvolvimento do Quadril é uma alteração que atinge a articulação ao nascimento. Essa condição possui diversos graus de gravidade, desde uma alteração simples até um completo desencaixe do quadril. Se não diagnosticada precocemente, pode afetar todo o desenvolvimento motor da criança.
A teoria mais aceita atualmente para a causa é uma possível má posição intra-uterina do feto. Alguns quadris podem não mostrar sinais de displasia ao nascimento, mas podem tornar-se agressivamente luxados posteriormente. Por isso, o exame físico deve ser feito rotineiramente em recém-nascidos e crianças.
Sintomas
Inicialmente, a doença pode ser assintomática, mas pode ser identificada por meio de:
- Manobras de Ortolani e Barlow;
- Instabilidade do quadril;
- Radiografia do quadril;
- Ultrassonografia do quadril.
Tratamentos
O tratamento deve ser iniciado logo após a confirmação do diagnóstico e consiste em redução da articulação seguida de imobilização. Dependendo do grau de displasia, o bebê poderá contar com a ajuda de aparelhos ortopédicos. Até os três meses de vida, a órtese mais indicada para manter o quadril na posição correta é o suspensório de Pavlik. Após esse período, pode ser necessário o uso de gesso ou indicada uma cirurgia.