Método Cirúrgico
Para realizar o procedimento, é feita uma incisão na pele cujo tamanho e localização variam de acordo com a técnica utilizada pelo cirurgião e as características corporais do paciente.
Na prótese total de quadril clássica, remove-se a cabeça femoral junto com a cartilagem desgastada. Depois, faz-se a raspagem do acetábulo e cria-se uma cavidade hemisférica. Nesse momento, são removidos os restos da cartilagem danificada.
Geralmente, o implante acetabular é fixado por pressão (press-fit) – com ou sem uso de parafusos suplementares de fixação. Dependendo da prótese utilizada, ele também pode ser cimentado com cimento ortopédico, feito de um polímero acrílico de secagem rápida (polimetacrilato de metila).
Dessa forma, o canal do fêmur é preparado para receber a haste femoral (também podendo ser fixada por meio de press-fit ou cimento).
No caso da artroplastia de recapeamento do quadril, conhecida por resurfacing, apenas parte da cabeça femoral é removida – uma alternativa para alguns tipos de pacientes com artrose na articulação.